sexta-feira, 25 de março de 2011

Metodologia dos Trabalhos da Assembléia

 Metodologia da Assembléia Paroquial




1. Do objetivo

     O objetivo de nossa 1a. Assembléia Paroquial será o discernimento da identidade e missão específicos de nossa paróquia no seio da Igreja.



2. Dos trabalhos preparatórios

     Os trabalhos preparatórios consistem no estudo de quatro textos. Estes estudos se darão em dois momentos.
          a) Estudo dirigido para lideranças => Neste primeiros momento as lideranças de todas as pastorais, grupos e movimentos realizarão um estudo dirigido para capacitá-los a trabalharem no segundo momento com as pessoas que participam dos mesmos;
          b) Estudos nos diversos grupos => Neste segundo momento as lideranças, uma vez que já foram capacitadas, trabalharão o mesmo texto com as pessoas que participam das diversas pastorais, grupos e movimentos. Para auxiliar na assimilação do conteúdos, os diversos grupos deverão responder a questionários pré-formulados.
          Obs: Os paroquianos que não particpam de nenhum grupo poderão participar da Assembléia Paroquial estudando os textos e respondendo os questionários que se encontram disponibilizados em um blog específico da Assembléia.
     Os textos que serão estudados são: 
  
Texto
Tema
Responsável
Texto 1/1
O que é uma Paróquia?
Pe. Carlos
Texto 1/2
A trajetória histórica de nossa Paróquia
Pe. Carlos
Texto 2
Conhecendo Santa Terezinha do Menino Jesus e a Espiritualidade Carmelitana
Com. Pantokrator e
Frei Vicente
Texto 3
A Missão na vida da Igreja
Pe. Odair





3. Da preparação espiritual

     A espiritualidade que deve conduzir os paroquianos àquela atitude de escuta e docilidade à voz de Deus estará presente em todos os momentos. Cabe aos animadores e coordenadores pastorais fomentar a oração pessoal e comunitária dos membros em favor da Assembléia Paroquial.
     Será realizada uma oração própria da Assembléia, com aprovação e imprimatur da competente autoridade eclesiástica. Esta oração será rezada em todas as missas dominicais e em todas as reuniões das pastorais, grupos e movimentos.
     Em conformidade com o cronograma da Assembléia, serão realizados alguns momentos especiais de oração e intercessão onde todos estarão reunidos, como paróquia, em espírito de amor e comunhão fraterna.


4. Da Assembléia Geral 

     Após os devidos estudos preparatórios serão realizadas, conforme consta no cronograma, três grandes reuniões, denomidadas "Assembléia Geral", onde todos os paróquianos serão convocados a participar. Nesta reunião, serão realizados grupos de reflexão que darão respostas a pontos pré-determinados (dentro da dinâmica dos quatro olhares) que posteriormente serão votados na grande assembléia. As definições aprovadas pela Assembléia serão encaminhadas ao Pároco que terá a responsabilidade de preparar o documento final da Assembléia em forma de "Carta Pastoral".
     Obs: A dinâmica dos quatro olhares consiste:
          a) Olhar para cima (para o mistério)
          b) Olhar para baixo (para a nossa realidade específica)
          c) Olhar para dentro (numa perspectiva de comunhão)
          d) Olhar para fora (para a missão)



5. Do documento final

     O Pároco receberá as conclusões da Assembléia Paroquial e redigirá uma Carta Pastoral que será distribuida para todas as pastorais grupos e movimentos que deverão estudá-la. À partir do estudo da Carta Pastoral, o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) definirá o plano bianual de pastoral a ser implantado na Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário